UA-63513604-1
Home
Pedidos On-line
ABRASIVOS
PRODUTOS P/POLIMENTO
MOTOR PARA AFIAÇÃO
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
RODAS EXPANSIVAS
POLIMENTO DE AÇOS
POLIMENTO DE VIDROS
DIAMANTADOS E CBN
REBOLOS
PERFIL E FORMATOS
MODELOS
DRESSADORES
LINHA DE DRESSADORES
INSPEÇÕES  TÉCNICAS
TIPOS DE RETÍFICAS
ACESSÓRIOS P/RETIFICAS
RÉGUAS P/ RETIFICAS
TABELA DE VELOCIDADE
PROMOÇÕES E OFERTAS
DISPOSITIVOS
DESENVOLVIMENTO
CONTATO
Blog
Livro de visitas/Fórum
FAQ
   
 


Diamante: Para trabalhos em metal duro, ferrite, vidro, quartzo, pedras preciosas e semi-preciosas, plásticos reforçados, etc.

CBN (Nitreto de Boro Cúbico): Para trabalhos em aços temperados, aço alto carbono, aço rápido, ligas alto cromo, superligas, etc.

REBOLO CBN CORTE

PROCESSO RESINÓIDE

Rebolos, Pontas e discos de corte .A base de resina fenólica e outras, enriquecidas com aglomerantes e abrasivos auxiliares é atualmente a mais conhecida e utilizada em rebolos para retificação, corte e afiação de ferramentas de corte. Largamente utilizada também em processos de retífica plana e cilindrica.

Possui a habilidade de renovação das arestas de corte (grãos) que dependendo da dureza expõe com maior ou menor facilidade o superabrasivo, conferindo ao rebolo corte rápido e durabilidade tanto em operações de desbaste, corte e acabamento. As ferramentas e peças, afiadas ou retificadas com Diamante e CBN, tem sua vida útil prolongada quando comparadas com as usinadas com abrasivos convencionais.

As ferramentas de ligante em resina possuem a capacidade de operar com fluido de corte ou a seco e de funcionar em retificadoras de superfície de baixa potência que cortam a baixas velocidades.

PROCESSO ELETROLITICO

As ferramentas eletrolíticas são aquelas em que o abrasivo (diamante ou CBN) é depositado sobre uma base metálica por meio de um processo eletroquímico. Este processo permite boa retenção do abrasivo e, ao mesmo tempo, excelente exposição do grão, que proporciona à ferramenta um alto poder de corte. Além disso, possibilita a confecção de perfis complexos, com base em corpos de aço, o que permite o reaproveitamento da alma para novas deposições.

Podem ser aplicadas em diversas operações de usinagem, tais como: retífica interna e externa, corte, brunimento e afiação. As ferramentas eletrolíticas diamantadas podem ser utilizadas em materiais não ferrosos, tais como: metal duro, fibra de vidro, plásticos duros, cerâmica, refratários, entre outros. Já as ferramentas eletrolíticas em CBN (Nitreto Cúbico de Boro) podem ser utilizadas em aços endurecidos e em ferros fundidos.

Vantagens das ferramentas eletrolíticas
Longa vida, pois efetuam o corte rapidamente devido aos diamantes estarem expostos. Daí sua alta resistência; Não necessitam de refrigeração para realizar o trabalho de corte; Mesmo cortando em alta velocidade, não causam desintegração do material. Recuperação de ferramentas com perfis normais e especiais com nova deposição de diamante/CBN


CBN é um material superabrasivo com dureza próxima à do diamante e não reativo ao carbono (indicado para a usinagem de metais ferrosos). A retificação com rebolos de CBN vem ganhando destaque na indústria devido à elevada qualidade e precisão dimensional do produto, além da alta produtividade obtida. Contudo estes resultados somente têm sido viabilizados pela utilização de máquinas de alta tecnologia. Deste modo torna-se necessário pesquisar a aplicabilidade do CBN em retificadoras convencionais, minimizando assim o custo de sua implantação na indústria.